18 mar., 2024
Existem diversas formas de você presentear seu lar como forma de agradecimento por tudo que ele lhe proporciona diariamente. Algumas pessoas escolhem colocar objetos novos como plantas, mobílias, cristais e itens de decoração como forma de agradecimento. Outras, apenas mudam objetos e mobílias de lugar, e há aquelas que se preocupam em deixar a casa ou espaço de trabalho com a manutenção sempre em dia, retocando pinturas, cobrindo trincas e consertando encanamentos ou torneiras com vazamentos. Ao ser questionada sobre qual seria a maneira mais acertada de se fazer esse agradecimento ao seu imóvel, eu diria que é sensato fazê-la aos poucos. Explico-lhe o motivo deste meu olhar. A casa sempre foi e sempre será o nosso maior abrigo. Quando ela começa a sofrer rupturas em suas paredes ou estrutura, isso significa que algo de errado está acontecendo, por isso, antes de colocar objetos que a deixe bonita e organizada, cuide da parte que sustenta esse imóvel.  Os sinais de que algo não vai bem já são aparentes e nenhum item de decoração vai conseguir curar esse “machucado” que, com o tempo, tende a ficar maior e com mais desafios para ser curado. Mas, se a estrutura do imóvel não apresenta nenhum dano, com certeza, uma plantinha ou um adorno decorativo, com a intenção de presente de gratidão, é sempre muito bem-vindo para harmonizar o ambiente.
14 mar., 2024
Tenho certeza de que, em algum momento de sua vida, você já quebrou algum objeto e quis guardá-lo com pena de descartá-lo. Pois bem, se esse objeto quebrou, significa que a sua forma original foi modificada, perdeu a harmonia, e aquilo que ele representava também foi danificado. Ao guardar algo que perdeu o significado original, você está guardando energia não pertencente àquele espaço. Além do mais, é preciso considerar que um item quebrado carrega um dano, uma falha, e não faz bem mantê-lo por perto. É bom ter em mente que quando um objeto se quebra, isso acontece para te proteger ou proteger algo mais importante em sua vida. Copos, pratos, xícaras e itens de fácil reposição devem ser descartados sempre, de forma correta. Por isso, se algo se quebrou, você deve descartá-lo e nunca colar os pedaços, nem camuflar trincas. Descartar objetos quebrados é importante para que não haja nenhum dano maior em sua vida ou na vida de algum familiar querido.
03 out., 2023
O processo de harmonização de ambientes requer um olhar bastante cuidadoso. Em outros momentos neste meu blog, já explanei que nossa casa é parte do nosso corpo e um organismo vivo, sob o olhar do Feng Shui. A arte de harmonizá-la proporciona benefícios para quem nela vive e não só quanto ao quesito visual, mas também à fluidez energética. Uma casa harmonizada reúne elementos que a tornam um local sublime e que nos faz querer, cada vez mais, cuidar dela e de seu entorno. É importante lembrar que de nada adianta investir em móveis e decoração belíssimos se existem ambientes dentro da sua casa que estão doentes, e quando digo isso, estou me referindo aos problemas hidráulicos, trincas nas paredes e pinturas sem renovação.  Vale mais uma casa sadia e simples do que uma casa extremamente luxuosa e repleta de desafios camuflados. É oportuno lembrar que um vazamento identificado em uma importante área da vida como, por exemplo, a de finanças, pode levar a problemas financeiros sem fim. Portanto, fique atento!
25 ago., 2023
Ao falarmos das memórias da casa, parece que não se afigura tão importante como aquelas memórias que acumulamos ao longo de nossas vidas. Já mencionei aqui, algumas vezes, que tudo ao nosso redor é energia. Devemos nos lembrar de que essa energia vem do solo, percorre o piso dos espaços, circula pelas paredes e continua subindo até onde nem imaginamos. Mas ela está ali, quer se note ou não! Você sabe que a energia que circula em nossos ambientes vem de locais de onde jamais imaginamos? Essa energia vem dos desmatamentos, de ambientes onde sacrificam animais, de água que percorre o subsolo e de tudo que também está embaixo dos nossos pés. Quando construímos um imóvel, por exemplo, aquele terreno tem suas memórias, tem suas energias guardadas, que vão se irradiar por essa futura construção com o passar do tempo. Uma casa, que abriga temporariamente pessoas e famílias, também acumula energias no seu dia a dia. Esse é um dos motivos que me levam a orientar - através de minhas consultas de Feng Shui - quem vai alugar ou adquirir um imóvel, que é de suma importância realizar a limpeza energética de todos os espaços, antes de qualquer outra atitude. As memórias que as casas acumulam resultam de experiências vividas pelos moradores: além das histórias de sucesso, alegria, conquistas, há também energias negativas decorrentes de brigas, fracassos financeiros, separações, frustrações, etc.  Portanto, sempre oriento quem está iniciando um novo ciclo de vida em outro espaço a apagar as memórias do passado desse ambiente. Assim, esse espaço renovado e harmonizado certamente proporcionará saúde, alegrias, conquistas e bem-estar aos novos moradores!
Por Ellus Harmony 23 jun., 2023
Você já deve ter se perguntado o porquê de muitas marcas importantes no mundo usarem a cor vermelha em seus logotipos. Através dos ensinamentos do Feng Shui, sabemos que o vermelho é a cor do entusiasmo e isso é uma forma de atrair muito mais pessoas para o seu produto. Não que seja algo apenas positivo, pois o vermelho tem seus prós e contras ao ser usado de forma muito abrangente. Segundo a tradição chinesa do Feng Shui, essa cor, que está ligada ao elemento fogo da natureza, é a cor responsável pelo sucesso na vida pessoal e profissional dos indivíduos. Em ambientes grandes e espaçosos, a cor vermelha pode ser usada sem medo algum, pois a energia de sua vibração serve para atingir o seu objetivo, que é atrair olhares. O vermelho é tido como a representação da pura vitalidade como o sangue que corre nas veias. Pode ser inserido em ambientes para realçar o seu desejo de ter sucesso em uma ou em todas as áreas da vida.  A cor vermelha, quando usada em ambientes menores e fechados sem muita luz natural, requer um certo cuidado, uma vez que isso pode causar mais dor de cabeça do que bem-estar. Toda sua vibração pode gerar uma euforia que irá incomodar, por um curto tempo, quem tem contato direto com ela. Lembre-se de que o vermelho pode se tornar uma ferramenta muito positiva e harmoniosa se for bem empregado em seus espaços. Cor é sempre bem-vinda para dar vida aos objetos e detalhes de um imóvel. Use sem medo e seja feliz!
Por Ellus Harmony 23 mai., 2023
Descrever e trabalhar a área da família dentro dos ambientes requer um olhar profundo para o futuro. Esta área da vida está dedicada para realizarmos um olhar fraterno ao nosso interior e nos ajudar a resgatar nossa conexão com a nossa família. Ancestrais que antes mesmo dos nossos pais e, que foram responsáveis por construir pontes que nos levaram por caminhos que traçamos em busca de construirmos também as nossas famílias. Desse modo, o Feng Shui é uma ferramenta oportuna para alinharmos mais este ponto importante em nossas vidas. Identificar a área da família na planta do imóvel é bastante fácil e deixarei ilustrado aqui o local onde essa área da vida se localiza dentro do seu espaço e, depois de encontrá-la, você vai conseguir utilizar elementos simples do seu dia a dia, com a intenção de ativá-la seguindo as orientações do estudo do Feng Shui. Uma forma simples e rápida de trazer o toque da área da família para dentro dos seus espaços é resgatando objetos de seus ancestrais e colocando no local onde identificou essa área dentro do seu imóvel. As árvores são os símbolos mais utilizados para ajudar equilibrar e ativar esta área da vida. As raízes que simbolizam os ancestrais, seguido do tronco que firmemente segura as folhagens e frutos que é a sequência dada por uma família construída por avós, pais, filhos e netos. Assim, com um singelo símbolo você é capaz de trazer harmonia e equilíbrio para essa importante área da sua vida e de seus familiares. Veja abaixo como é possível você mesmo encontrar está importante área da sua vida dentro do seu imóvel e ativando-a seguindo as orientações dadas pelo Feng Shui.
Por Ellus Harmony 08 mai., 2023
Cultivar hábitos, respeito e bons costumes de seus ancestrais é algo que não se discute na cultura chinesa. Os chineses preservam, de forma original, sua ancestralidade e seus costumes de geração em geração. Tal tradição é muito admirada em muitos lugares do mundo, diante de tantas mudanças da atualidade. Pode-se observar a preservação dessas tradições no interior das casas dos chineses como, por exemplo, através de objetos que fazem parte da construção da história de cada família. É a área da família, seguindo o estudo do Feng Shui, que se dedica a expor os elementos com a intenção de resguardar a memória, de forma positiva, dos ancestrais que fortemente ajudaram na construção do lar. Essa área é muito preciosa dentro dos nossos ambientes e nela podemos preservar histórias e boas lembranças.  Não se deve esquecer de que somos o que somos por um equilíbrio entre os desafios e as conquistas que nossos ancestrais viveram e compartilharam conosco. Portanto, é fundamental preservar a sua ancestralidade, cultivando a área da família dentro do seu lar. Existe uma variedade de elementos e de objetos que podem, de forma simbólica e harmônica, fazer parte de sua casa e manter a ancestralidade que tanto lhe ajuda a prosperar na vida.
Por Ellus Harmony 27 abr., 2023
Todas as vezes em que me deparo com uma “área” excedente no estudo de Feng Shui realizado em um imóvel, sempre consigo captar que algo naquele lar ou ambiente corporativo possui um desequilíbrio. O excesso de objetos é, sim, uma fuga para algo que vem desarmonizando aquele espaço. Isso não ocorre apenas em residências. Vários ambientes empresariais também apresentam esse desafio e, muitas vezes, fica bastante aparente o acúmulo excessivo de itens desnecessários neles. Guardar papéis já sem função, itens que nunca mais serão usados ou comprar objetos para o futuro, sem perspectiva de uso, é sinal de que o desequilíbrio ligado ao excesso está presente no local. Não vejo como desafio alguém colecionar itens de decoração, livros, peças antigas, desde que todos estejam em bom estado de uso e conservação. Porém, há um desafio quando encontro coleções de perfumes, sapatos, bolsas, roupas, relógios, etc., presentes no ambiente para compensar algo que poderia ser substituído por um único item. A vida é constituída de ciclos, assim como a natureza. Coisas vêm e vão e, com isso, nossos gostos pessoais também se modificam. Já ouvi relatos de pessoas que sentem prazer em olhar aquele acumulado de coisas em seus armários, como se isso pudesse suprir uma falta que não pode ser compensada com a aquisição de mais e mais bens. É comum numa consulta eu dizer que todos os excessos escondem uma falta. Quando identifico áreas excedentes nos estudos que realizo, peço logo para que se faça uma observação profunda naquela área da vida em evidência. É preciso ter cuidado para que os excessos não se transformem apenas em fuga, pois isso não levará ninguém a lugar nenhum.
Por Ellus Harmony 22 mar., 2023
Uma casa não pode ser um espaço bagunçado a ponto de você não conseguir enxergar o que tem dentro dela. Nem tampouco rigorosamente arrumada, de forma que ninguém possa tirar algo do lugar, sem que seu dono logo se desespere. A casa deve ser atraente tanto para quem nela habita quanto para quem a visita. Nem tudo precisa estar tão organizado, nem tudo tão bagunçado. Aquilo que os nossos olhos enxergam deve causar conforto, e não o contrário. Ao visitar uma pessoa amiga, adentrando sua cozinha, talvez você possa se surpreender com uma falta de organização no ambiente. No entanto, o dono da casa pode não encarar isso como “bagunça”, pois aquela é a sua forma de organizar o ambiente, e nele consegue executar suas tarefas com tranquilidade. Objetos novos ou mais antigos no ambiente costumam causar admiração, e quanto mais expostos, quanto mais vivos eles se apresentem, mais proporcionarão a sensação de conforto. Sabe-se que ambientes monocromáticos são quebrados com pequenos detalhes visuais. Em espaços onde o cinza predomina, sempre sugiro que se utilize a cor laranja ou terracota. Você se surpreenderá com o resultado. O estímulo que essas cores proporcionam ao seu olhar reaviva tudo aquilo que parecia monótono e sóbrio. Quando o estudo do Feng Shui identifica que a personalidade do morador tende para cores mais neutras, é com este mesmo olhar que toques de cores mais quentes são adicionados ao projeto. E, quando menos se espera, um mar de estímulos visuais foi criado para oferecer bem-estar e harmonia para o morador e sua casa. Além do visual, os estímulos olfativo e sensorial são outros dois que o levam a lugares inimagináveis. Abuse de sua criatividade para deixar sua casa e os seus cantinhos prediletos ainda mais harmoniosos e gostosos de serem habitados.
Por Ellus Harmony 09 mar., 2023
Você já parou para pensar que o seu corpo também é uma casa? Ele é responsável por abrigar órgãos, veias, músculos, nervos e tantas outras partes que fazem dele um sistema perfeito quando bem cuidado. E quando digo bem cuidado, estou me referindo aos mesmos cuidados que temos de ter com ele, assim como temos com o nosso lar. No Feng Shui cada área da vida também está ligada a um órgão do nosso corpo. Cada órgão, se bem cuidado, reflete na vida de quem habita esse todo, que é o corpo. Algumas vezes, quando estou entrevistando famílias que estão prestes a receber as orientações de como implementar o Feng Shui em seus lares, ouço histórias de problemas gástricos. Nesses casos, nota-se que as casas possuem problemas de entupimento hidráulico, assim como os abalos que se verificam na vida financeira das pessoas remetem a vazamentos de água e fissuras nas paredes. Quando uma parte da nossa casa adoece, nosso corpo também adoece. Esse olhar é muito mais necessário do que apenas iniciar uma decoração ou colocação de plantas e cristais para harmonizar os ambientes. Antes de mais nada, olhe para as estruturas da sua casa e observe a sua saúde. Um cuida do outro!
Leia mais
Share by: